Início > Notícias

Há Festa na Aldeia em Vilarinho de S. Roque

ADRITEM | 2018-05-25

A VIDA COMO ELA É | Vilarinho de S. Roque


Em Vilarinho de São Roque, a festa acontece nos dias 9 e 10 de Junho. Este ano, os retratos da aldeia são o tema principal, o que não é mais do que dar destaque àquilo que é a nossa proposta, uma iniciativa de co-construção com a comunidade, Município e Associações.


Na fotografia, Maria Emília Pereira da Silva, nasceu em 1924. 
Com a irmã Silvrandira (Ti Silva) dois anos mais velha, já correram mundo em vídeos, fotografias e entrevistas, porque são a personificação de Caeiro quando se é "do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura". Nunca quiseram casar, "tinham mais que fazer", moram as duas juntas, unha e carne. São memória viva e fazem mais felizes todos os que têm a sorte de as conhecer. 
Dão o coração mas não dão o braço a torcer à vida, ainda têm muito que ensinar por cá.



*Fotografia de Jorge Bacelar, com direcção artística de Paulo Marcelo



Há Festa na Aldeia, os eventos-âncora

2018-05-24

Este ano, o Há Festa na Aldeia vai ser replicado em 8 Aldeias de Portugal.

Nos festivais-âncora, apresentamos os resultados do trabalho realizado ao longo do ano. Prometemos boa comida na mesa, boa música e uma programação vasta que inclui passeios pedestres, espectáculos de teatro, jogos tradicionais e o resto são surpresas que não vale contar tudo.

Este ano, os cartazes reflectem aquilo que pretendemos transmitir: que é em conjunto que as coisas se fazem, trabalhando em rede, juntando dons.

Por isso, o nosso muito obrigada a todos os Municípios, Juntas de Freguesia e Associações parceiras por se envolverem. Principalmente, agradecemos a todas as comunidades que, numa altura onde todos têm pressa, nos dão o seu tempo para as coisas acontecerem.

Onde houver festa, estamos por lá!


Há Festa na Aldeia é condecorado com o Alto Patrocínio da Presidência da República

2018-05-11

O Há Festa na Aldeia foi reconhecido por sua Excelência, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, como uma iniciativa de valor acrescentado e importante para o futuro do país, tendo-lhe sido por isso concedido o Alto Patrocínio da Presidência da República.


2018 reserva grandes desafios para o território rural. Um repto que o país tem de vencer, num esforço de energia coletiva.


O território rural é heterogéneo, diversificado e fisicamente disperso. É por isso necessário encontrar as sinergias certas e os pontos de unidade para que se cumpram os objectivos de promoção do turismo e combate ao isolamento.



 



EVENTOS

  • » Exposição de Presépios ao ar livre - Aldeias de Couce, Porto Carvoeiro e Ul
    ADRITEM | 2014-12-18
    Numa iniciativa enquadrada no projeto HFA, nas Aldeias de Couce, Porto Carvoeiro e Ul, ...
    link

  • » Representação do “Auto dos Reis Magos” - Aldeia de Figueira
    ADER-SOUSA | 2014-12-18
    Terá lugar no fim-de-semana de 10 e 11 de Janeiro de 2015, na Aldeia de Portugal de Fig...
    link