Início > Valores da Aldeia
Praias Fluviais

Descubra praias fluviais deslumbrantes no território das Aldeias de Portugal. No campo também é possível aproveitar os dias de sol em pleno. Mergulhe nestas praias de águas puras e límpidas - algumas localizadas muito perto das nascentes -, envolvidas em paisagens naturais imaculadas. Escolha um destino diferente, bem longe da azáfama das praias do litoral e das horas perdidas em filas de trânsito ou na incessante busca por um lugar de estacionamento. Dê valor ao seu tempo e saboreie as coisas simples da vida. Nas aldeias, a tranquilidade e a alegria não têm preço… Com os amigos, a família ou a dois, existem praias para todos os gostos. Umas quase selvagens, para aqueles que não enjeitam uma boa dose aventura, desportos náuticos e atividades radicais. Outras mais populares, com infraestruturas de apoio, muitas sombras, parques de lazer equipados com mesas e zonas de churrasco - o cenário ideal para um dia bem passado. Os amantes da pesca desportiva também podem lançar o anzol nestas águas e, quem sabe, levar o almoço para casa enquanto a família se diverte. Prepare a lancheira, as toalhas de praia e parta à descoberta. Escolha no mapa as suas praias de eleição e comece a desfrutar do melhor que a natureza lhe oferece!

Ver mais

Arqueologia

No território das Aldeias de Portugal é possível revisitar a história. Conheça vestígios que testemunham a evolução da nossa civilização. As estações e núcleos arqueológicos proporcionam-lhe o acesso a este património arqueológico de uma forma simples, lúdica e divertida. Esta é uma experiência para toda a família - os miúdos adoram participar na aventura do conhecimento. Desvende o resultado de escavações arqueológicas e teste a sua cultura.

Ver mais

Artesanato

Depois de explorar os recantos de cada aldeia, não deixe de conhecer as suas artes e ofícios: os bordados, a olaria, tamancaria e tanoaria...e muito mais! Os ofícios artesanais nasceram com a necessidade de criar utensílios de trabalho para as mais diversas atividades rurais. Com o desenvolvimento do turismo de aldeia, o artesanato assumiu um papel importante no desenvolvimento das economias locais. Fixam jovens artesãos e designers, que com a sua criatividade e saber desenvolvem novas roupagens para o artesanato tradicional. Leve consigo uma recordação do que mais de genuíno se produz em Portugal!

Ver mais

Atividades e Aventura

Entre no modo aventura. O território das Aldeias de Portugal oferece todas as condições para poder desfrutar do desporto na natureza. Por montanhas, vales e rios, usufrua do ar livre para pedalar, fazer caminhas ou praticar desportos náuticos. Respire saúde, aprecie o campo e a vida simples do dia-a-dia numa aldeia. Para os adeptos dos desportos radicais, a imaginação é o limite. Saiba que existem aldeias preparadas para potenciar atividades repletas de aventura e adrenalina. Tome nota destas sugestões e tire o máximo partido do que as Aldeias de Portugal lhe podem oferecer!

Ver mais

Minas

Foram outrora instalações preponderantes no desenvolvimento económico de algumas regiões. Hoje são pontos de interesse turístico. Trace a sua rota e explore os segredos do subsolo. Visite centros interpretativos, complexos mineiros e antigas explorações romanas. Com percursos sinalizados e painéis informativos, nunca foi tão fácil desvendar o mundo oculto da geologia e das minas. Aventure-se!

Ver mais

Miradouros

Há tanto por desvendar pelos caminhos de Portugal! Se é apreciador de paisagens, neste território irá encontrar miradouros fantásticos. Ao longo deste percurso de viagem, não hesite em fazer paragens. Serão talvez as pausas mais saborosas de um passeio pelas aldeias – aqueles momentos em que pode respirar ar puro para carregar energias e apreciar calmamente a paisagem. Leve a máquina fotográfica, prepare-se para a necessidade de fazer caminhadas e aprecie a natureza em todo o seu esplendor. Perante o seu olhar, apresentar-se-ão imagens avassaladoras para socalcos, vinhas, rios, aldeias, serras, florestas...Faça-se à estrada e conheça o Portugal profundo!

Ver mais

Moinhos

Alguns destes moinhos são hoje visitáveis devido à paixão e persistência de algumas associações e gentes que procuram preservar a memória de um passado em que o trabalho comunitário era o único meio de subsistência. Neste território irá deparar-se com vários núcleos museológicos e trilhos onde terá a oportunidade de ver moinhos de água e de vento. Informe-se junto dos municípios, associações e juntas de freguesia, marque uma visita guiada e poderá até ter a sorte de ver alguns moinhos em funcionamento. Percorra os trilhos e caminhos das aldeias. Este é uma excelente forma de descobrir os encantos mais recônditos, ver os animais a pastar livremente e ver ao vivo como os nossos antepassados aproveitavam de forma sábia e ecológica os recursos naturais.

Ver mais

Monumentos

A visita às Aldeias de Portugal não se esgota na beleza do mundo rural. Há todo um vasto património edificado por descobrir. Estes monumentos assumem grande importância em algumas aldeias, que cresceram junto de castelos, fortes, mosteiros, igrejas, pontes e casas brasonadas. Neste território encontra a perfeita harmonia entre o património histórico e a beleza das coisas simples do campo. Atente nos pontos de interesse aqui identificados e surpreenda-se com alguns dos mais encantadores monumentos de Portugal!

Ver mais

1 2 >